A Pegada do Futuro I

Abri minha fala no sábado passado, com um slide do mapa da Linha Maginot em 1940. Serve bem como pano de fundo para assistir o filme Dunkirk que estreou no começo do mês. Os franceses logo após a 1a GGM planejaram num só lance construir a maior obra humana idealizada para a defesa de um país. A intenção era – na eventualidade de um novo conflito essa estrutura defensiva ao longo de toda a fronteira seria inexpugnável dando tempo para as forças de guerra se mobilizarem. Essa defesa garantiria que não haveria mais uma guerra de longa duração acontecendo em solo francês.

Mas um novo tipo de guerra esta sendo tramada por Hitler, a Blitzkrieg. Traduzindo: ‘guerra relâmpago’! Assim, de nada serviu investimentos nas fortificações ao longo de toda uma década. Em menos de duas semanas as tropas Francesas e Inglesas estavam cercadas entre o mar e os tanques alemães em Dunkirk. Lição para 2017? Impossível criar defesas para as mudanças. É melhor mudar primeiro ou junto.

O que precisamos discutir de imediato e faze-lo cada vez com maior intensidade é como podemos desenvolver uma pegada para o futuro. A chave para quem é realista diante do que nos esta reservado para o amanhã é ter ouvidos atentos e sensíveis para os tópicos da transformação e da mudança em curso no mundo. E fazer disso um ponto de vantagem e de preparo para atuar bem e melhor quando as mudanças de fato chegarem até nós.maginot blog

A sequencia dos slides está disponível aqui. E vamos compartilhar mais detalhes dessa fala na próxima postagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s