Uma Palavra aos Adultos de Hoje

Creio que como você, eu também sou bem resolvido quanto ao meu passado e tempos de juventude. O que vou compartilhar a seguir tem muito de uma palavra gestada na visão de futuro, estudos geracionais e um profundo mergulho no mundo digital. Então, não leve para o lado pessoal. Apesar de toda essa minha fidalguia, antecipo que você vai ter que se mexer. E rápido. Você está atrasado.

Minhas recomendações a você adulto:

1. De nada adianta detonar o mundo moderno. Sim, as excepcionais novidades trazem um enorme cardápio de futilidades e um potencial nocivo nunca vistos antes. Mas acenda uma luz, e não amaldiçoe o mundo de seus filhos e netos.

2. Não me venha com essa que você já participa do meio digital. Você acessa o Facebook com cabeça de velho e mentalidade do século passado. Desamarre esse modelo, e divirta-se. Faça da mídia social um processo de aprendizagem. Largue a mão de joguinhos, fazendas e que tais. Instrua-se. Siga os bons – aqueles que apresentam conteúdo e tem algo a contribuir.

3. Seja tardio para reagir, e precoce para buscar uma lição. Veja o todo – a floresta – e deixe a árvore de lado.

4. Não proíba. Não tente segurar. Compare o mundo moderno com o pensamento. Assim como não se controla pensamento, não se controla o jovem nas suas conexões. Há infinitos caminhos até o próximo protocolo de internet. E quanto mais você forçar a barra, mas longe de você seu filho e aqueles que você tenta controlar estarão.

5. Seja humilde, seja paciente, seja dedicado. Aprenda, acompanhe, esteja presente. O que seus filhos precisam é de mais ombro a ombro, e menos dedo em riste. Ah – saiba que isso é coisa do século XIX (dezenove).

6. Seja aberto, seja curioso. Veja que está bem ligadão na web e que tenha assim a mesma idade que você. Que tal se ligar nele, e pedir dicas?

7.  Pesquise. Aprenda como se pesquisa na própria web. Acesse a wikipedia e outras comunidades colaborativas. De vez em quando – e de vez em sempre – entre na internet para fazer a SUA lição de casa.

Sem duvida há mais que falar. mas por hoje é só. Vai rolar um programa na TV RIT – no VEJAM SÓ – e vou ter que dar uma de despertador. Para você não – para quem está dormindo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s