Reinventando a Administração: O que Importa Agora

Videos legendados de Gary Hamel auxiliam na compreensão de seu pensamento

Esta semana será dedicada a Gary Hamel. As razões para isso vão além da leitura de sua última obra: O QUE IMPORTA AGORA – Como construir empresas à prova de fracassos (Campus – Elsevier), que pretendo compartilhar nos posts.

Destaco a importância do momento em que a Administração está sendo repensanda, criticada e reinventada. E saiba por que você não pode ficar passivo.

Primeiro que Gary Hamel – considerado um dos grandes pensadores do mundo dos negócios da atualidade – tem como missão de vida nos libertar das amarras da Administração ultrapassada. Sua iniciativa no Management Mix é da hora! O que ainda hoje estudamos e praticamos nas empresas são os princípios elaborados a mais de cem anos, para um mundo industrial em construção. Não se pode mais pensar nas mesmas bases de comando e controle, de descrição de funções e de fluxo orientativo de cima para baixo – para citar algumas práticas (que entre outros pontos críticos ainda é lugar comum nas empresas).

Em segundo lugar tenho acompanhado sua linha e feito dela uma plataforma para auxiliar as empresas e seus administradores. Não sómente no cotidiano da nossa Consultoria, mas também no programa PENSE MELHOR da Pós Graduação da FAAP onde temos contribuido com o curso baseado em outra obra de Hamel: O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO.

Em terceiro lugar destaco que há um movimento em ebulição que suplanta fronteiras geográficas, medalhões e escolas. Há dezenas de autores, blogueiros, pensadores e ativistas do meio empresarial que vem se antecipando à essas mudanças (há quem denomine de revolução). Me sinto seguro em dizer que faço parte desse grupo de ‘renegados’, que correm por fora construindo um novo caminho e desbravando um novo amanhã. A melhor forma de se preparar para o futuro é você mesmo construí-lo.

Recomendo portanto a leitura de Gary Hamel – neste seu último livro destacam-se as chamadas alavancas da mudança e longe de ser um passo a passo – trata-se de um Manifesto pela transformação, o preparo para os dias difíceis e a construção de um amanhã promissor. As alavancas são: Valores (resgatando um postura de responsabilidade moral e ética para os líderes empresariais); Inovação (uma abordagem realística e bem focado num tema que ainda carece de bons conteúdos); Adaptabilidade (a necessidade de se ter organizações e pessoas que são flexíveis e rápidas – e que sabem evoluir no DNA do comprometimento interno); Paixão (e como é possível se construir um time – ou uma comunidade – de apaixonados por uma missão); e Ideologia (colocando o dedo na ferida de um pragmatismo administrativo sem cérebro e sem alma).

No fundo é mais uma obra a nos devolver esperança, exatamente por ser desafiadora e argumentativa. E ao mesmo tempo por deitar princípios e fundamentos que permitem ao negócio (de qualquer tamanho) seguir em sucesso, lucratividade e perspectiva futura.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s