Conquista do Polo Sul – Centenário

A bandeira norueguesa foi fincada no Pólo Sul em 1911

No próximo mês, mais precisamente no dia 14 de dezembro, comemoraremos o centenário da conquista do Polo Sul. Sob o comando do norueguês Roald Amundsen, o pequeno grupo com mais 4 de seus conterrâneos, chegou ao extremo Sul do planeta Terra ( 90° 0′ S) após uma incrível disputa com o grupo inglês rival, com uma vantagem de 34 dias. Do outro lado, Scott que comandava a outra força expedicionária não resistiu no caminho de volta, tendo ele e seus homens destino fatal. Sucumbiram à fome e ao frio.

Apesar do aparente glamour que existe no relato de uma competição entre grupos exploradores de diferentes nacionalidades, será nos detalhes que observaremos um conjunto de lições para a Administração Moderna e a Inovação.

Vivenciamos situação curiosa e inédita com o fim do presente. A condição de passagem é imediata entre o passado e o futuro. Podemos dizer com segurança que o incerto e o complexo, fazem um paralelo mais do que apropriado com a atividade exploratória, aventuresca e quase que louca de um desbravamento.

Roald Amundsen é um verdadeiro herói moderno

Soma-se a isso a contínua velocidade das mudanças. Somos surpreendidos corriqueiramente. Assim, ao se estudar a vida e a narrativa das trajetórias desses exploradores, que – em campo – no exercício de suas conquistas (ou de suas tentativas) descobriremos parâmetros de utilidade impar para o nosso dia a dia.

À semelhança desse herói – vem-nos também à lembrança a figura de Ernest Schackleton, que tendo antecedido ambos exploradores por cerca de 2 anos, achou por bem dadas as circunstâncias da ocasião, abandonar a tentativa devido aos altos riscos circunstanciais de sua empreitada. Anos depois, empenhou-se em realizar a travessia no território polar, com a intenção de alcançar o Pólo Sul e seguir sua jornada até a outra extremidade. Seria assim o primeiro homem a cruzar o continente polar, após alcançar a extremidade Sul.

A história da empreitada de Schackleton é igualmente rica de lições – mesmo levando-se em conta o abandono de sua intenção original. Na verdade com o seu navio encalhado em uma geleira em movimento, a prioridade passou a ser o resgate de sua tripulação: uma odisséia de dois anos, com todos – sim, cada um de seus homens – voltando salvos para casa.

Creio ser mais que oportuno mantermos essa conversa em ebulição, não somente pelo centenário da conquista do Pólo Sul, mas pelas diferentes lições e excelente aprendizado que podemos usufruir dessas narrativas diante dos crescentes desafios que viveremos como executivos, empreendedores e cidadãos.

Voltarei ao tema em breve. Mas se quiser explorar mais, veja aqui.

Na edição 1003 da revista EXAME, em entrevista de Jim Collins concedida a Cristiane Correa, a história de Amundsen e Scott é citada para fazer um contraponto à inovação e ao pioneirismo per se. Fruto de suas pesquisas para seu mais recente livro, Collins utiliza o paralelo da história da conquista do Pólo Sul para ilustrar uma empresa mais que vencedora (chamada de 10X pelo porte comparativo de crescimento e lucratividade de seus setores – que chega a ser 10 vezes maior do que o segundo colocado).

A leitura do texto é um tira gosto interessante para descobrirmos um pouco mais do que trata seu estudo, formatado em livro. Já lançado nos EUA, tem sua edição brasileira prevista para março de 2012 – se ninguém morrer congelado no caminho …

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Conquista do Polo Sul – Centenário

  1. Reinventar-se todos os dias torna-se extenuante, mas como sobreviver em um mundo competitivo?
    O caminho seria optar pela não disputa e tornar o opositor irrelevante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s