Procurando Emprego

Fazer o currículo sem exagerar, utilizar buscadores de empregos brasil, preparar-se para a entrevista e manter a postura. Algumas das dicas que desenvolvi para quem está à procura de emprego.

Na busca por se colocar no mercado lutamos muitas vezes contra a maré. Em outras, ou nos entregamos ao mar, ou no momento certo, fazemos dele o nosso motor. O mar, creio eu, é uma analogia bem válida. Às vezes estamos na calmaria, às vezes na tempestade. Devemos aprender a ler o tempo: os ventos, as nuvens. E saber quando se deve enfrentar as ondas, e quando se precisa aguardar que os ventos cessem.

Algumas dicas importantes para o profissional – são mini-lições do dia a dia e da extensa experiência recebendo candidatos para diferentes posições.

1. Currículo: Não precisa fazer uma obra de arte. Seja minimalista – o essencial é destacar suas qualidades e competências. Foco – defina sua função e o que você faz bem. Nada de se apresentar como coringa – o faz tudo, é o faz nada.

2. Tempos de Web – coloque seu currículo atrelado ao seu território – num buscador de empregos brasil. Há sempre novos sites que por serem mais inovadores, conquistam melhor espaço entre o pessoal de RH. No Brasil cada vez mais é pela internet que se oferece e se recruta gente para as empresas. É rápido e é eficaz.

3. As redes sociais ajudam, mas faça seu network de forma natural. Se você deveria ter plantado antes, não tente colher fruto antes da hora. Que sirva de aprendizado. A sua rede deve ser cultivada sempre – logo trabalhe com ela no médio prazo – investindo diariamente.

4. Se prepare para falar de si, do que você fez. Seja objetivo na sua própria apresentação. Treine ao espelho, com amigos e familiares. Não se ache uma Fernanda Torres do teatro, nem tente ser igual a ela. Para os rapazes, eu ilustro com o Wagner Moura – ok? Isso quer dizer não invente, não seja um personagem. Seja você mesmo.

5. Vista-se adequadamente – nem tão informal, nem em roupa de festa. Ser natural, com zelo e bom gosto. Utilize esses três parâmetros e questione outras pessoas para ver se as respostas são afirmativas sobre o seu trajar.

6. Quando na empresa, a todo o tempo mantenha-se ligado no objetivo de você estar lá. É para que o entrevistador ou a recrutadora lhe conheça. É para você ser conhecido, se apresentar, se mostrar. Não é para passar o tempo ou para cumprir uma obrigação. É o seu futuro que está em jogo. Leve sua alma junto com você!!

7. Relaxe e mantenha a postura. Ou seja, é para ser natural, mas não é para cair na informalidade exagerada. A sua atitude pode ser a grande campeã do dia. E por decorrência, o vencedor será você!

Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s