Toda a boa prática será castigada – 4

Mea culpa, mea minha máxima culpa.

Como não poderia deixar de ser eu também pratiquei e dela me fiz valer como especialista e mágico. Sim mais uma das sensacionais práticas a adentrar as portas do mundo corporativo e ser adotada em grande estilo vem a ser a metodologia. É claro que se temos um composto de procedimentos, com passos claros e se podemos categorizar, hierarquizar e estabelecer cronologia – certamente pode ser empacotado em um método. E era assim que eu justificava cursos, programas e (pasmem!) metodologias a serem implantadas – e sabe onde? Em sua empresa, dileto leitor!

Apesar de feito até recentemente, em boa fé – diga-se de passagem – no fundo estávamos todos: os professores, consultores, estudiosos, estrategistas e especialistas, levando a empresa mais depressa para sua paralisia e esquizofrenia. Sim a empresa moderna que recebe uma metodologia e dela faz uso se desliga por completo da realidade que a cerca, enfatiza o processo acima do resultado, valoriza o sistema ao invés dos componentes humanos, e se perde focando nas experiência passadas.

Há vida inteligente tanto nas equipes de atendimento, vendas, marketing, qualidade, operação … Escolha mais algumas. E há vida inteligente (e complexa) naqueles a quem devemos servir. Impossível então querer comprimir num conjunto simplório e estúpido de regrinhas a serem seguidas como se tudo como mágica se encaixasse (e se limitasse) no A4. Há mais exceções do que as instruções contidas nas regras. Há mais do inesperado e futuro do que aquilo que já vimos e compilamos do passado.

E mais do que nunca – é preferível preparar o indivíduo ou a equipe – para atender com alma, do que descrever comportamentos a serem incorporados como se fossem um segundo espírito. Há longo que nos explicaram que cada um é cada um!

O improviso ganha destaque incálculavel se revestido de autenticidade e genuíno interesse por servir e fazer direito. A maestria no seu ramo, no seu métier, na sua profissão, vale muito mais do que mil manuais de métodos e procedimentos.Ser fluente no conjunto de atividades que compõem uma rotina abrangente é infinitamente mais eficaz que a síntese de todos os registros de ações recomendadas.

Há que se valorizar o ser humano, sua complexidade e capacidade. Há que se focar acima de tudo em talentos. Se todos nós temos pontos fortes, e se nos distinguimos como pessoas pela capacidade de raciocínio e múltiplas inteligências, então está na hora de confiar no certo e abandonar o errado. A nosso favor está a inovação que nos ensina que as possibilidades não se esgotaram, que ainda podemos usar diferentes alternativas, e que o mundo é da abundância e não da escassez. Então paremos de ler, e sigamos o nosso talento pessoal.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s