Superavit Cognitivo

Shirky é assiduo tema de postagens por aqui

É bem provável que o último livro de Clay Shirky venha com a tradução literal de seu título. Isso porque o intuito do autor é deixar bem claro que em alguns aspectos e de uma forma muito abrangente e crescente, temos abundância e não escassez.

O tempo que se gasta na internet e nas redes sociais, causam acima de tudo uma diminuição do tempo que se dedica à televisão. E isso é uma boa notícia.

A tese de seu livro Cognitive Surplus – Creativity and Generosity in a Connected Age, baseia-se na forte migração do foco e do tempo das pessoas, que de passivas espectadoras passam a ser participantes voluntários colaborando em projetos online pelo mundo afora. Ele diz que o ‘free time’ (o tempo livre, e não o tempo grátis) que antes era simplesmente drenado pelo mundo das novelas televisivas, os programas noticiosos, seriados, humorísticos, talk show … passa a ser disputado por um envolvimento mais nobre. Ou seja, as pessoas estão se cansando de ficar sentadas no sofá comendo batata chip, e vão engordurar os teclados entrando e interagindo nas redes sociais.

E não é so nas grandes redes (Facebook e Twitter por exemplo). Há um movimento enraizado que cria comunidades, grupos, projetos, trabalhos em conjunto, enfim uma miriade de esforços colaborativos. E é nisso que as pessoas estão dedicando seu tempo, esforço e tutano. Daí o ‘cognitivo’ da coisa!

É uma leitura agradabilíssima e muito bem colocada, pois Shirky faz questão de entremear sua tese com diferentes histórias e cases, e numa quase conversação repete perguntas e dúvidas que certamente nos aguçam, para daí dar o seu embasamento sociológico. Uma leitura imprescindível para quem acompanha e analisa o impacto da internet na Sociedade.

P.S. – inaugurei meu Kindle com a leitura do livro no tablet da Amazon. Gostei.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s