Segunda Edição do Seminário Vivo e Educação

Ivan Illich - austríaco, filósofo e pensador (1926-2002)

Uma excelente oportunidade para sermos desafiados, estimulados, provocados e agitados em nosso cotidiano. Principalmente se lidamos com Educação Corporativa (quem não está nessa hoje em dia?) ou se queremos saber para onde deve ir o mundo da Escola num sentido bem amplo.

Vai acontecer na próxima semana o Seminário A Sociedade em Rede e a Educação – uma iniciativa do Instituto Vivo sob a batuta de meu amigo Luis Fernando Guggenberger. Inspirado no grande crítico da Escola institucionalizada Ivan Illich falecido há oito anos, e autor de La Sociedad Desescolarizada. Na charge feita que ilustra o post Illich é retratado como alguém que se recusa a ser influenciado pelo status quo. Me identifico com ele, pois minha missão de vida tem sido a de provocar e inovar – abandonando os pressupostos entregues e impostos pela sociedade.

Será entre os dias 14 a 16 de setembro, o Seminário A Sociedade em Rede e a Educação e acontecerá simultaneamente em São Paulo e em 13 localidades distribuídas em todo o Brasil, com o propósito de buscar formas alternativas de viabilizar a aprendizagem em rede no País, usando a tecnologia como ferramenta principal. Participarão do seminário – presencialmente ou virtualmente – professores, alunos, pedagogos, pais e pessoas com interesse comum de propagar uma educação mais eficaz para a atual sociedade.

Um dos principais assuntos em discussão, a teoria do conectivismo como metodologia de aprendizagem na sociedade em rede, bem como a escolha dos palestrantes – como George Siemens, Stephen Downes, Carolina Rossini, Diego Leal – foi proposto e aceito pelos mais de 2,5 mil usuários da Rede Vivo Educação, na plataforma Ning – acesse aqui. O mesmo aconteceu na construção dos painéis sobre Comunidades de Aprendizagem, com as participações da indiana Sanghamitra Iyengar, o sul-africano Wiseman Jack, Reinaldo Pamponet, Jay Cross e Paul Pangaro.

Os participantes da comunidade também tiveram total liberdade para criar arenas de discussão sobre temas que julgam relevantes e necessários em cada região. A pluralidade geográfica desses grupos é tão grande que haverá arenas conectadas em Ilha Solteira (SP), Niterói (RJ), Belterra (PA), Uberaba (MG), Senhor do Bonfim (BA), Campina Grande (PB) e, até em Nova York (EUA), dentre outras localidades.

Cada arena elege sua própria programação, de acordo com a grade geral do seminário, e é convidada a apresentar os projetos elaborados coletivamente aos demais grupos participantes do encontro, de modo que possam ser implementados em conjunto. O evento será transmitido ao vivo e contará com mecanismos de interação via web.

A mobilização da arena Ilha Solteira, por exemplo, gerou um fórum de discussão de Educação em Matemática em Rede, incentivando o compartilhamento de experiências em sala de aula, de uso de tecnologia, jogos, e outras metodologias. Já em Belterra, o grupo optou por discutir a construção e resultados dos Arranjos Educativos Locais que já existem no município. A arena Uberaba propôs a discussão da aprendizagem em rede entre escolas e sociedade.

Jay Cross estará conosco em São Paulo

Me entusiasma também a presença de Jay Cross, a quem tenho utilizado como referência. Estarei com ele na sua apresentação juntamente com o Paul Pangaro. Vou compartilhar também de maneira semi-caótica, como as coisas e os acontecimentos se desenrolam na semana – por aqui e via twitter.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Segunda Edição do Seminário Vivo e Educação

  1. Volney
    Dá para baixar o livro do Ivan Illich em português aqui (http://www.4shared.com/document/2dzpp3pY/Sociedade_sem_escolas_Illich_I.html?err=no-sess) e tem o vídeo da cultura que também vale como preparação para o debate (http://www.saotodascoisas.blogspot.com/)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s