O presente e o futuro

Este mês de Copa tem deixado o blog com forte irregularidade, que de vez pretendo corrigir. É importante seguir a máxima de Eric Raymond adaptada à presença da Web: ‘escreva pouco, mas escreva sempre”.

Na semana passada foi o Seminário O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO dentro do Programa Pense Melhor da Pós Graduação da FAAP. Realizado no Centro de Excelência da Universidade, pude ministrar para um excelente grupo de profissionais, empresários e empreendedores – com as mulheres dominando a cena (70% dos presentes). A base do seminário é feita em cima do último livro de Gary Hamel – de idêntico título.

Interessante que a revista de Abril da escola, Qualimetria FAAP traz como matéria-editorial um importante resumo da obra de Mario Raich e Simon Dolan: ADIANTE – As empresas e a sociedade em transformação. A tônica efetivamente será essa e cada vez mais intensa. O que me chama atenção é a afinação com os temas trazidos à baila no Seminário e o texto da revista. “Porém, o que descobrimos no século XXI é que a realidade é não seqüencial, sistêmica e assimétrica. Os modelos e conceitos baseados no pensamento anterior são incapazes de lidar bem com o que está acontecendo no século XXI.”

Ao enfatizar a questão da não linearidade e da visão desprovida de amarras de causa e efeito, estaremos indo para o limite fronteiriço do caos. Mas só assim estaremos olhando a realidade como de fato ela é.

O que se cristaliza na preocupação corporativa é a gradual e rápida perda de controle. E somente com novos conceitos e abordagens é que estaremos mais seguros acerca do futuro indefinido.

Os slides (do seminário) serão colocados ainda hoje no slideshare – e volto em seguida ao tema.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O presente e o futuro

  1. Pingback: Você já era! « Volney Faustini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s