O que está em jogo é o Futuro

Olhando o amanhã

Olhos postos no horizonte

Cada vez fica mais claro e compreensível. O princípio que deve nos reger, hoje – no presente – é o futuro. Isto é – criar o nosso próprio futuro e dele usufruirmos.

No atual estado das coisas, há uma premissa fundamental para se estar voltado para o futuro: o presente não mais existe. Dada a velocidade das transformações, o futuro não pode ser uma surpresa – por mais doido e diferente que ele venha a ser – ou seja. E só mesmo colocando os nosso olhos no horizonte.

Não, isso não é filosofia. Isso é a força da vida com a moral da historinha da formiga e da cigarra. Há um inverno a cada ano. Pode ser um ciclo. Mas há também o tic tac do antigo relógio, as folhas do calendário que vão para o lixo, as antigas agendas que se esgotam, o peso da idade que lhe faz curvar. Então o amanhã pode chegar e pegar você despreparado. Ou melhor me expressando: o amanhã vai chegar. Não é que ele pode chegar. Ele vem com certeza!!

Se o futuro é o nome do jogo – está na hora de nos exercitarmos nele. Creio que debaixo de minhas elocubrações em posts anteriores (aqui, e aqui) compartilho isso que me é importante. Daí a chamada para discutirmos: não o presente, mas o futuro! É isso mesmo. A prioridade é o futuro.

Passando então para a prática creio que algumas sugestões são bem válidas para manter a coerência: imersão e aprofundamento digital, conexão com as novas gerações, tempo para uma compreensão um pouco mais sofisticada (abando do simplismo), abertura para o novo e antenado nas inovações, muita leitura de gente que já está na década seguinte, e outras práticas não ortodoxas (pouco ou muito malucas). E do lado negativo, pelo menos um procedimento recorrente: questionar as premissas que fundamentam comportamentos do presente.

Vamos construir juntos o futuro? Aguardo seus pitacos.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O que está em jogo é o Futuro

  1. Volney, prazer imenso ler seu novo post. Fantástica reflexão que, honestamente, inspirou-me a algumas “produções” e mensagens. E certamente leva-me a pensar no que está escrito. Preciso digerir melhor isso e, certamente, com a sua ajuda.
    Grato… abs
    mp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s