Clay Shirky no Brasil

Apesar de relativamente moço, Clay Shirky se destacou nos últimos anos como um dos mais importantes gurus da Web. Ele se apresenta como consultor,  professor adjunto da New York University e escritor.

Eu pessoalmente tive uma experiência interessante. Através de seu blog, me interessei por seu discurso, e procurei por seus vídeos no youtube, e achei este aqui, que era sobre o seu livro recém lançado – parei lá e fiquei assistindo.

Não se passaram dez dias, e em uma de minhas visitas à Cultura do Conjunto Nacional, ali estava bem na mesa do atendente, no topo de uma pequena pilha de livros, o dito cujo! Here Comes Everybody – The Power of Organizing Without Organizations. E o mais interessante era um exemplar brochura (que é relativamente mais barato). Era como se ele falasse para mim: “Me leva, me leva.” Sem vacilar peguei o livro e fui para o caixa. Me senti único no mundo com essa tremenda coincidência. Olhei para os lados para ver se não era uma pegadinha com câmeras escondidas. Mas como eu não havia divulgado para ninguém essa minha repentina atração pelo cara –- por suas falas e seus escritos (que fique claro, por favor), fiquei tranquilo e segui com a compra.

Esse livro: Here Comes Everybody foi minha leitura de cabeceira ao longo de 2009. Ela é muito esclarecedora. Me ajudou muito tanto para dar melhores ilustrações para os meus cursos sobre Obama (sua eleição e a campanha vencedora via Web) como para os Workshops sobre imersão digital.

Hoje, com absoluta certeza posso afirmar que é simplesmente a melhor explicação –- reveladora e instigante — a respeito do impacto da tecnologia (o mundo digital de uma forma geral) quando absorvida pelas pessoas e na cultura.

É dele uma frase que repito com freqüência: “Não é a tecnologia que traz mudanças à sociedade, mas sim como as pessoas a adotam e a utilizam”

Esta outra é igualmente reveladora: “Nossos instrumentos sociais não são uma melhoria para a sociedade moderna, e sim um desafio à sociedade moderna”. Em uma apresentação no mês de Novembro, eu coloquei esses dizeres em um slide, em seguida toquei o vídeo da Geyse da Uniban para ilustrar como esse tal de desafio é tão verdadeiro!

Por final, para conhecer um pouco mais sobre ele  vá ao TED aqui. Trata-se de sua apresentação de 20 minutos, com legendas em português.

Até o momento não tenho notícias do seu livro em português, mas conheça mais detalhes (em inglês) aqui. Numa tradução livre o título e sub título seriam: TODO MUNDO JÁ CHEGOU – O poder da organização sem a Organização.

Clay Shirky estará no Brasil – em Curitiba, de 11 a 13 de março, para a CIRS – Conferência Internacional Sobre Redes Sociais. Veja mais detalhes aqui (slide share) e faça sua pré inscrição aqui. Eu pessoalmente estou ajudando o Augusto de Franco e o pessoal da organização para que a gente aproveite ao máximo essa iniciativa e a vinda de boas cabeças para o Brasil.

Tem mais novidades, mas por hoje é esta aqui! Você vai?

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “Clay Shirky no Brasil

  1. Ótimo Volney! Vou replicar sua resenha lá na E=R. Abraços.

  2. Volney Faustini

    Opa ! Excelente – por enquanto vamos discutir o Clay Shirky e depois falamos mais dos outros palestrantes – nacionais e internacionais!

  3. Grande Hubster. Tá nos meus bookmarks e vou ver a TEDTalk do cidadão. Estou pré-inscrito na CIRS e como ela é na cidade da minha família estarei lá com certeza. Vamos combinar algo juntos lá onde espero conhecer o Augusto pessoalmente.

    Abraço CV

  4. Volney Faustini

    Muito bom Carlos,

    Vamos nessa! Curitiba here we come … já pensou se ‘Here Comes Everybody’ no CIRS? Looooucura

  5. Amigo
    Resido em Curitiba e procurarei participar do evento. Divulgarei em sala de aula e onde leciono.
    Abraço
    Rudi

  6. Volney Faustini

    Excelente Rudimar!

    Grato pela visita e pelo interesse tanto nos escritos como no próprio evento.

    Em março nos conheceremos pessoalmente, então!

    Contamos com sua ajuda para divulgar.

  7. Pingback: A campanha da calcinha cor de rosa (Índia) « Volney Faustini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s