Vida Digital – Pesquisa

Hoje fiz uma convocação para que twitteiros, pessoas próximas e participantes de dois grupos de discussão respondessem a uma singela pesquisa a respeito da vida digital. A ideia geral era de de se ter uma radiografia comparada com seis diferentes plataformas e ver (1) a popularidade; (2) a  improdutividade; e (3) a dedicação para 2010. No geral queríamos saber como foi o ano em termos de se (4) estar online foi realmente importante. Ao final abrimos para comentários, os quais reproduzo como foi inputado pelo respondente (literalmente via copia e cola) sem, é obvio identifica-los.

Os resultados foram os seguintes:

Questão 1. Hoje sua vida digital está presente em quais desses seguintes lugares?

LUGAR Participação Absolutos
Twitter 77,3% 58
Orkut 84% 63
Facebook 78,7% 59
Linkedin 62,7% 47
Blog Pessoal 41,3% 31
Blog Grupo 18,7% 14

75 respondentes entre 77

OBSERVAÇÃO: A grande maioria está nos três principais, sendo que Orkut é o primeiro, seguidos do Facebook e Twitter. Blog Pessoal e Grupo respondem por menos de 50% de adesão.

Questão 2. Conforme sua resposta acima (lugares presentes), quais dos itens marcados acima, você sente que não foi produtivo para o seu trabalho e profissão?

LUGAR Participação Absolutos
Twitter 25,4% 15
Orkut 69,5% 41
Facebook 33,9% 20
Linkedin 13,6% 8
Blog Pessoal 15,3% 9
Blog Grupo 3,4% 2

59 respondentes entre 77

OBSERVAÇÃO: o Orkut ganha em disparada – pois há uma grande maioria perto de 70% que não conseguiu ou não entende como ser produtivo nesta rede social. Já o Facebook ficou em segundo lugar, e o Twitter em terceiro.

Questão 3. Para 2010 você pensa em ampliar primordialmente a sua presença online em qual desses lugares? (Escolha somente um)

LUGAR Participação Absolutos
Twitter 20,6% 14
Orkut 2,9% 2
Facebook 13,2% 9
Linkedin 22,1% 15
Blog Pessoal 32,4% 22
Blog Grupo 8,8% 6

68 respondentes entre 77

OBSERVAÇÃO: Aqui a possibilidade era de uma só escolha, e o Blog Pessoal foi o primeiro colocado. O Linkedin em segundo e o Twitter em terceiro quase que empatados. Os demais vem como minoria, e somente 2 respondentes escolheram o Orkut.

Questão 4. Em 2009 a minha presença online foi efetivamente importante para mim como profissional e/ou para gerar negócios

Plenamente      36,0%                    27

Em parte             46,7%                    35

Discordo              17,3%                    13

75 respondentes entre 77

OBSERVAÇÃO: A presença online ao longo de 2009 foi considerada pela maioria como efetivamente importante, apesar de que entre esses (36,0% + 46,7% = 82,7%), mais da metade deles e quase metade dos respondentes creem ter sido em parte.

A seguir para sua análise temos a última pergunta de manifestação pessoal. Mas fica aqui, antes de mais nada, o meu desafio para que você entre na conversa e faça comentários sobre essa rápida radiografia.

Questão 5. Comentarios Opcionais (38 respondentes entre 77)

1.Divulgar serviços da minha profissão.

2.Planejar e executar melhor.

3.Incrementar o “ler” as pessoas, dar conselhos em minha área (aconselhamento pastoral a jovens e casais).

4.Na verdade sinto que minha presença online está menor hoje do que há pouco tempo atrás, e parece ser uma tendência para mim.

5.Nada – não pretendo enlouquecer em 2010.

6.Estudar mais.

7.Contratar uma empresa especializada em Redes Sociais

8.estar no twiter

9.Inteirar-me mais das ferramentas, com profissionais que já estão atuantes e demonstrando resultados e definir estratégias para marcar presença com mais efetividade. Óbvio, mas é isso o que preciso fazer, no mínimo!

10.conseguir uma banda larga 3G?

11.Usar mais aplicativos e ações cruzadas entre as diversas plataformas.

12.Participar de mais grupos de discussão com uma presença forte e participativa e não só como leitor.

13.Construir meu proprio site

14.Limpar a área, tirar “coisas” de relacionamento do meu computador. Mal dou conta e acabo cuidando mal das minhas relações atuais; o que dirá de novas………..

15.creio que transformar meu tempo em presença pessoal.

16.Montar um site específico para ampliar a visibilidade de nossa

17.Postar mais contéudo nas redes

18.Evitar os excessos de modismos e manter um passo certo e perseverante . O Network deve ser o guideline de seus movimentos e não preciso me antecipar a ele

19.VER MEUS EMAILS DIARIAMENTE..AS VEZES FICO DIAS SEM LER TD QUE RECEBO. SÓ VEJO O ASSUNTO E ABRO OS MAIS IMPORTANTES

20.nada, acho que ja esta de bom tamanho

21.Mais constancia nas atualizações e respostas.

22.desenvolver conteúdo mais pertinente a minha linha de atuação. Create Share and Engage

23.Criar um blog para discussão de assuntos relacionados a RH/Saúde do Trabalhador

24.Continuar meus contatos por email, usar o twitter, e conhecer mais o facebook.

25.Atualizar mais constantemente o blog e divulgar com mais efetividade no Twitter.

26.Organizar minha agenda para escrever textos com mais frequências e criar parcerias efetivas com blogueiros, escritores e jornalistas, para ajudar na criação e divulgação do meu trabalho.

27.Conseguir criar conteudos relevantes, para pessoas relevantes.

28.Atualização mais constante do Blog

29.Analisar melhor todas as ferramentas disponíveis dentro das plataformas e identificar melhor as oportunidades de aproveitamento de cada uma delas.

30.Dedicar mais tempo

31.ser mais disciplinado em relação a manter um blog

32.administrar melhor meu tempo online!

33.Montar um blog pessoal

34.Produzir mais textos relevantes e traduzir textos inéditos.

35.Pretendo frequentar ferramentas de discussões, como blogs e fóruns na área de concursos públicos para adquirir conhecimentos. E de foro pessoal na área de religião, pra instigar o povo.

36.Pensar em um alguma utilidade das redes sociais que ainda não foi explorada, e “monetizá-la”.

37.Site de projetos em 3D que desenvolvo. Se Deus quiser.

38.Convergir para um blog para ganhar tempo e visibilidade

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Vida Digital – Pesquisa

  1. O império Orkut continua, só que enfraquecido. Admira-me o fato de ver o Twitter quase sempre à frente do Facebook, sendo que este último seria um substituto ao Orkut com ainda mais possibilidades. Vá entender hehe

  2. Volney Faustini

    Boa essa, Thiago do ‘império Orkut’. Quem chega primeiro tem sempre a primazia e um reinado longo.

    Creio que o Twitter está no meio do caminho entre o Facebook e o Orkut – daí que aparece mais forte.

    Outra coisa interessante é que o Linkedin não tem nada do charme e glamour das outras plataformas – mas eu apostaria no seu crescimento qualificado em 2010.

  3. Uso o LinkedIn pelo menos desde 2004. O crescimento dos contatos em 2009 foi exponencial, acompanhado de um aumento nas atividades dos meus contatos, nas mudanças do site e nos Network Updates… apostaria igualzinho a você…

  4. Interessante… Eu tenho “birra” com o Orkut tanto quanto com Roberto Carlos, Universal do
    Reino de Deus e coisas assim… populares. Sou twitteira, gosto do João Alexandre do Ed Renne, devocê, Pavarini, Gondim… será uma tendenencia? kkkkk
    beijos!

  5. Nelson Costa

    Primeiramente, havia um golfo, então uma falha, então uma abertura. Agora, naturalmente, não há nada no caminho de se fazer conexão.
    Num Mundo de constante twittering, pinging, poking, and Facebooking,qualquer rede social, servidor ou web log é + do que essencial para sociedade!

  6. Pingback: A mudança dentro da mudança « Volney Faustini

Deixe um comentário

